Política do blog | Mãegnífica

Política do blog

Quando você lê os posts do Mãegnífica, sejam de qualquer categoria e objetivo, você está diante de um conjunto de regras e diretrizes que têm como objetivo manter a ordem e clareza sobre a criação e propósito dos conteúdos. Nesta página você vai encontrar de forma organizada sobre as diretrizes e regras do blog, o que pode ou não fazer por aqui. Todas as possíveis dúvidas que você tem poderão ser respondidas aqui e, caso você ainda tenha alguma pergunta, por favor entre em contato pelo blog.

1.Objetivos do blog

O Mãegnífica é um blog pessoal e tem como objetivo compartilhar um pouco de tudo sobre o universo de uma mãe de primeira viagem. Não é um blog apenas sobre maternidade mas sobre tudo o que envolve o meu mundo, desde livros, desabafos, sugestões, ideias, culinária até maternidade, vídeos e presentinhos para você (freebies). Os conteúdos do blog são produzidos e redigidos por mim, expressando a minha opinião sincera com exceção dos guest posts (posts convidados) e os posts de colaboradores, que possuem características dos próprios escritores.
Além disso, o blog é uma das melhores maneiras de a gente fazer novas amizades, não é mesmo?

2.Conteúdo

Os textos publicados no Mãegnífica são sinalizados no final do mesmo com a imagem do autor do mesmo. Existem três tipos de conteúdo no blog: os de minha autoria, de colaboradores e guest posts. Independente do autor, não é permitida a reprodução completa dos mesmos porque isso é plágio.. Caso haja interese em mencionar qualquer texto do blog, deve ser parcial e creditado, ou seja, o link do post original deve ser inserido no seu texto.
Para compartilhar os posts nas redes sociais você pode escolher os botões de “share” no final do post ou manualmente, colando a URL do post na sua rede social.

Os posts de divulgação ou publieditorial são analisados e reescritos por mim com o intuito de aproximar o texto de acordo com o meu perfil e dos leitores do blog. Tais conteúdos são devidamente informados ao leitor no final dos posts.

2.1 Reprodução de textos externos ou patrocinados

Alguns textos são retirados integralmente de outros sites e/ou blogs, com o intuito de manter as informações como realmente são. Tais textos se encontram nos posts de

  • sinopses de livros e filmes
  • perfil de autor
  • biografia de empresas e produtos
  • receitas

As sinopses de livros e filmes são diferenciadas por letras menores em caixas de textos sinalizadas por cores diferentes. As informações podem ser retiradas nos sites das editoras, produtoras, distribuidoras ou sites relacionados a esses assuntos. No final das sinopses está indicado o link de onde as informações foram retiradas.
As resenhas, propriamente ditas, são de cunho pessoal e redigidas por mim e não há autorização para compartilhar as mesmas sem os devidos créditos.

2.2 Dos publieditoriais

Um publieditorial, ou “post pago”, são posts com objetivo de anunciar, divulgar ou vender algum produto.
Todos os publieditoriais do Mãegnífica são sinalizados com texto no final e com TAG. Embora os posts sejam organizados pelas agências e empresas, o conteúdo é analisado antes de ser publicado, adequando a linguagem e escrita com o perfil do blog (exemplo).
Os publis podem ou não conceder minha opinião pessoal sobre o assunto abordado. Alguns produtos eu não tenho a oportunidade de conhecer ou testar mas acho interessante compartilhar com os leitores.

2.3 Dos posts de divulgação

Os posts de caráter divulgação são oriundos de permutas de produtos e/ou serviços com empresas ou divulgação de informações recebidas por releases de assessorias de imprensa ou da própria empresa. Não consistem em posts pagos.
No primeiro modelo os produtos são recebidos e testados para oferecer ao leitor minha opinião sincera sobre o uso dos mesmos (exemplo). Vale elogiar ou criticar, sempre com o uso de palavras respeitosas e sem preconceito. As empresas são prevenidas antecipadamente sobre essa condição ao receber o mídia kit do Mãegnífica. Os posts são devidamente marcados como Divulgação.
No segundo caso os releases são enviado para o blog pelas assessorias de imprensa ou por newsletter da própria empresa (exemplo). Havendo interesse no conteúdo, os mesmos são publicados no blog e sinalizados no final do post..
O blog recusa vender qualquer ideia que prejudique a minha integridade ou os leitores. Por isso os posts também são sinalizados no final com texto e TAG.

2.4 Guest posts

Os guest posts são criados através de conteúdo pronto, sendo um autor ou empresa quem escreveu. Quando o texto provém de um autor, o texto é colado no blog sem alteração de informações (veja um exemplo aqui).
Quando o texto provém de uma empresa pode haver inclusão da minha opinião e mudança de linguagem para se adequar ao estilo do blog (exemplo).
Em ambos os casos o post é sinalizado como guest post e no final do mesmo, linkando o autor ou a empresa criador(a) do texto. Os guests posts não se destacam como posts pagos.

2.5 Comentários

O visitante e leitor do blog tem um espaço reservado para que possa expressar sua opinião e gere debates positivos. Este é um recurso oferecido apenas nos posts e há duas opções de sistema de comentários: do blog e do facebook. Pelo blog há um campo de preenchimento onde você insere o seu nome (obrigatório), e-mail (obrigatório e privado) e endereço web (opcional). Pelo sistema do Facebook você precisa estar logado na sua conta e o campo de texto aparecerá.

Os comentários que possuem links não são publicados imediatamente. Ou seja, são sujeitos à moderação para análise de conteúdo spam. Caso algum comentário aprovado automaticamente tiver conteúdo ofensivo ou inapropriado, será deletado pelo autor do post.
Cada colaborador fica responsável por ler e responder os comentários referentes aos seus posts. Eu não interfiro nos comentários dos meus colegas e vice-versa. Fica livre para cada um responder ou não e a maneira de responder cada comentário.
Agora que sou mãe ficou mil vezes difícil responder todos os comentários aqui no blog. Eu leio todos eles, sem exceção e fico nas nuvens com tantos leitores de opinião formada. Mas os que eu consigo responder encontrarão as respostas visíveis logo abaixo do comentário original, além de receber uma notificação via e-mail (lembra que você preencheu o campo de e-mail nos comentários? Então, é pra lá que vai a notificação!).

2.6 Das imagens

As fotos publicadas no blog são de minha autoria. Caso a imagem seja encontrada na Internet, os créditos são divulgados ou na legenda da foto ou na sessão créditos.
Se o autor da imagem original não é encontrado, o endereço virtual substituirá como créditos.

Sou blogueira há muito tempo e não tinha essa mentalidade de creditar as imagens aos seus donos originais. Com o tempo a gente vai amadurecendo e aprendendo a importância de dar o devido valor à elas. Portanto, posts de 2012 pra trás não possuem todos os créditos que deveriam ter sido mencionados.

A partir do Mãegnífica, todas as fotos de minha autoria possuirão uma marca d’água que não poderá ser retirada ao ser compartilhada. As imagens montadas por mim nas redes sociais também levarão a logo do blog e não poderá ser cortada para compartilhamento. Gentileza gera gentileza e respeito gera respeito. Não estamos na casa da Maria Joana para fazermos o que bem quisermos.

Se você encontrar uma imagem que não foi devidamente creditada, por favor, entre em contato para me informar.

3.Blogroll & Parcerias

Eu acredito na relação de cooperação entre duas ou mais partes, seja entre pessoas e/ou empresas. É fato que toda e qualquer parceria têm objetivos comuns, dos dois lados. Ou seja, é uma via de mão dupla. Não há possibilidades de haver uma parceria em que apenas um dos lados tenha a chance de alcançar os objetivos com essa relação.
No Mãegnífica as parcerias precisam estar apoaiadas em transparência, príncipios e valores. Por isso existe um passo-a-passo para os interessados em parcerias com o blog que precisa ser seguido à risca:

3.1 Parceria com blogs

Para os blogs ou sites (sem interesses comerciais) interessados em firmar uma parceria, é necessário enviar um pedido através do formulário, selecionando o assunto “Parcerias”. Preencha com o seu nome, e-mail e blog/site. Descreva rapidamente “por que você quer firmar parceria com o blog”. Não precisa pensar em nada mirabolante, é só pra eu ter ideia da sua intenção e de como conheceu o Mãegnífica.
Ao acessar a sua URL, será verificado os assuntos discutidos na sua página. Conteúdos impróprios não serão aceitos no Mãegnífica. Uma vez aceita a proposta, você receberá um e-mail com as instruções para concluir a parceria, entre elas curtir as redes sociais; assinar a newsletter do blog e acrescentar o link do blog por texto ou banner na sua página. O Mãegnífica oferece três tamanhos de banner com os códigos prontinhos para você., veja aqui. O parceiro precisa preencher um formulário – que é disponibilizado apenas neste e-mail – para que todas as informações importantes e pernitentes ao blog e administrador fiquem arquivados para futuras promoções, sorteios e outras dinâmicas.
Ao receber o formulário preenchido, o blog estará linkado na página de Blogroll & Parceiros em formato de texto.

3.2 Parceria com editoras e autores

A parceria com editoras têm funcionado através de processo de seleção pelas próprias editoras.
Para editoras e autores que não trabalham com processo de seleção, é preciso entrar em contato pelo formulário, selecionar o assunto “Parcerias” e apresentar a proposta.
A editora ou autor fica linkado na página Blogroll e Parceiros em formato de texto.
A editora ou autor fica responsável pelo exemplar seja para resenha ou sorteio. Quando o exemplar é solicitado por mim, o prazo para publicar a resenha é de 60 dias. Quando o livro é enviado deliberadamente, sem solicitação e sem aviso prévio, não há obrigação de postar resenhas. Os livros solicitados têm prioridade para publicação de resenhas.
Todas as resenhas são redigidas por mim, expressando minha opinião sincera sobre a obra. É avaliado a escrita, linguagem, construção da história e personagens, desenvolvimento da trama e pontos destaques. A pontuação pode variar de dois a cinco pontos.

ruim
bom
muito bom
excelente
favorito

Capa e diagramação não são critérios de pontuação mas podem ser mencionados na resenha.

Além dos posts você pode encontrar todos os livros em uma página de arquivos de livros lidos, organizados por título de A a Z.

3.2 Parcerias comerciais

As parcerias com empresas ou blogs e sites de cunho comercial são feitas apenas com mídia kit. Acesse a página de anúncio para conhecer o Mãegnífica estatisticamente, saber por onde o blog já apareceu e solicitar o mídia kit com os valores de cada tipo de publicidade trabalhado no blog. O mídia kit é atualizado mensalmente e todos os dados são recolhidos do Google Analytics.
Havendo interesse em divulgar sua marca, entre em contato pelo e-mail comercial@maegnifica.com.br ou pelo formulário no blog, selecionando o assunto de seu interesse.

Não aceito qualquer tipo de publicidade com apologia à violência, preconceito ou conteúdo ofensivo e/ou pornográfico.

3.3 Blogroll

O blogroll é uma lista que reúne os meus blogs favoritos. Os blogs são de diversos assuntos e temas e não fazem parte de parcerias. A ideia é compartilhar os blogs que visito diariamente, independente se tem postagem nova ou não.
Não é possível negociar um espaço no meu blogroll.

Layout & identidade visual

O layout do blog tem a ajuda e inspiração de diversos sites e blogs. Na página de créditos você encontra uma lista com todos os links que tornaram possível a criação e desenvolvimento do blog.

A imagem de cabeçalho foi desenvolvida por mim, com imagens compradas em outros sites de recursos. O tema base você encontra no site Solo Pine.

Alguns sites e blogs são de extrema importância para a criação de alguns códigos no blog, entre eles Madly Luv, Fluffy, True Luv, Sernaiotto e Difluir.

Todas as informações de tutoriais, plugins, scripts e inspirações estão devidamente creditados. Se houver alguma informação faltando e que você considera importante estar anexada ao blog, por favor entre em contato me informando.

 
 

Créditos: Fluffy | Madly Luv