Pavê de Bis | Mãegnífica
Doces & Sobremesas

Pavê de Bis

26 de fevereiro de 2016
pavedebis

Acho super válido começar minha sexta-feira com uma receita gordinha e deliciosa como essa. Brincadeira à parte “pavê ou pacomê” a receita de hoje é bem fácil (poxa, eu consegui fazer está entendendo?) e se torna uma ótima dica para você surpreender aquela pessoa maravilinda que merece essa e todas as travessas gostosas! Confira o passo a passo e se delicie!

O bacana nessa receita é que você não precisa se prender ao formato padrão de pavê em travessa. Você pode usar pires, copos descartáveis e até taças (por que não?)


Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 litro de leite
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 ovos separados
  • 2 caixas de chocolate Bis picado
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 lata de creme de leite


Modo de preparo

  • 1. Misture o leite condensado, o leite, a maisena, as gemas e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar, reserve
  • 2. Forre o fundo de uma forma refratária grande com metade do creme
  • 3. Faça uma camada com o chocolate picado e complete com o restante do creme
  • 4. Bata as claras em neve e acrescente o açúcar, aos poucos, batendo sempre, até obter um suspiro firme
  • 5. Junte o creme de leite e mexa bem
  • 6. Coloque essa mistura por cima do creme e leve à geladeira até a hora de servir

Créditos: Tudo Gostoso

Apesar de ser uma receita bem simples devo confessar que a fiz algumas outras vezes para testar outros ingredientes a mais e a menos até acertar uma receita que fosse ao meu agrado.
Por exemplo, acho o creme que parece um suspiro e que vai no topo do pavê muito adocicado, então eu preferi diminuir a quantidade de açúcar e não ficar tão enjoativo. Esse creme, por mais que precise chegar ao ponto de suspiro, não fica firme mas ao contrário, mole por causa do creme de leite.

A experiência que tive com o BIS no pavê foi a de que quanto mais cedo eu os coloco no pavê mais cedo eles murcham. Ao colocar o doce na geladeira, alguns minutos depois a gente já sente o Bis murcho e com gosto de chocolate velho, sabe o que quero dizer?
Então se você for levar o pavê para alguma festa ou evento recomendo acrescentar o Bis do topo antes de você sair, para que ele fique menos tempo “guardado”. Assim, quando o pessoal for degustar seu doce o Bis não estará tão murcho assim.

Você também pode trocar o Bis por qualquer outro doce ou fruta: morangos, abacaxis, ameixas em calda, pêssegos em calda, sonhos de valsas e até castanhas ou nozes (ai já me deu água na boca!).
Falando nessa questão de trocar um ingrediente por outro foi exatamente o que eu fiz com a camada de chocolate picado no meio do pavê. Como eu só tinha comprado uma caixa de Bis acabei ficando sem para rechear o interior do doce. Então reservei o chocolate para o topo e usei a bolacha champagne como substituta. Também fica bom com a bolacha de maizena, que é a padrão para fazer a maioria dos pavês.

Essa é uma receita bem rápida e fácil porque não precisa daquele cuidado extra com o forno. Você só precisa fazer o recheio – que vai ao fogo – e depois de montado é só levar à geladeira e esperar tempo suficiente do creme pegar consistência. Aqui em casa esse doce não dura um dia, sério! O bom de fazê-lo várias vezes é o custo-benefício, né: você não gasta tanto com a diversidade de ingredientes e rende muitas porções.
Se você quiser conferir o passo a passo mais detalhado tem o vídeo do site Tudo Gostoso pra te ajudar nessa tarefa:

Se você tem aquele evento em família no qual cada convidado leva um prato, ou um evento beneficiente onde sua ajuda é muito importante (ou o prato também) fica aqui uma dica bem simples e gostosa! Vale também surpreender a mulher da sua vida com seus dotes culinários através dessa receita yummy! O que vale, no final das contas, é a delícia das gordices da vida!

 

Você também pode gostar de

4 Comentários

  • Responder Juliana 29 de fevereiro de 2016 at 09:30

    Essa receita realmente parece ser deliciosa!!!! Além de ficar super bonita e ser fácil de fazer! :D

    Beijos!

    • Jeh Asato
      Responder Jeh Asato 2 de março de 2016 at 03:43

      É sim, Ju! Capaz de você conseguir inventar uma versão vegana pra ela, que tal?
      <3

  • Responder Lara 28 de fevereiro de 2016 at 10:19

    Olá! Sou apaixonada por pavê, sempre faço nos eventos da minha família, vou tentar esse um dia desses!!

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    • Jeh Asato
      Responder Jeh Asato 2 de março de 2016 at 03:43

      Sério, Lara?!?! Ah que legal, então o post veio pra acrescentar mesmo no seu caderno de pavês! Faz sim e me conta o que vocês acharam!
      <3

    Deixe seu comentário