7 brincadeiras educativas para fazer nas férias | Mãegnífica
Educação & Lazer Guest Post

7 brincadeiras educativas para fazer nas férias

6 de julho de 2017

As férias escolares estão chegando. Em pouco mais de um mês chegaremos à metade do ano letivo e com o fim do primeiro semestre estudantil é hora de as crianças descansarem algumas semanas. Porém, o período de férias, tão aguardado por elas, pode despertar nos pais o desejo de querer fazer atividades um pouco diferentes com os seus filhos.

Não é porque as salas de aula estarão fechadas que não há razão para não pensar em atividades que ao mesmo tempo possam entreter e ensinar. É o caso dos jogos educativos, uma maneira divertida de aliar entretenimento e práticas pedagógicas visando estimular o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras dos pequenos.
Se você está sem criatividade para esse período de férias então nós vamos dar uma força para você. Nesse artigo, listamos sete atividades educativas para as crianças que podem ser feitas tanto dentro de casa quanto fora. Além disso, algumas delas permitem que você acompanhe o seu filho no uso do computador de forma que essa importante ferramenta seja utilizada de forma benéfica e estimulante.

7 brincadeiras educativas para fazer nas férias

1 – Teatro de fantoches

Contar histórias é uma das maneiras mais divertidas de estimular a criatividade as crianças. Você vai se surpreender ao descobrir como elas são capazes de criar situações inusitadas e mundos inteiros apenas tendo um personagem como fonte de inspiração. Assim, uma boa pedida é ensiná-los a se divertir com teatro de fantoches.
O processo de aprendizado pode começar desde a criação do boneco, uma atividade na qual os pais podem participar estimulando as crianças da fazerem atividades manuais, até a apresentação da história.

2 – Brincadeiras com bola

As atividades que envolvam jogos com bola estão sempre entre as preferidas das crianças. A prática esportiva estimula o condicionamento físico, reforça a resistência e desenvolve a coordenação motora. Ou seja, além de divertida ela é ótima para a saúde.
Além dos jogos mais tradicionais, como futebol, basquete, vôlei ou handebol, você pode ainda organizar atividades como queimada (conhecido em alguns lugares como caçador) ou qualquer outro jogo que tenha a bola como objeto principal.

3 – Quebra-cabeças

Para os dias de chuva, um dos jogos educativos que você pode usar para se divertir com o seu filho é o quebra-cabeça. Existem versões simples, que vão desde as 50 peças até aquelas mais complexas, que ultrapassam as três mil peças. Essa é uma atividade que desenvolve a paciência da criança e estimula o pensamento de diferentes formas.
A atividade ainda tem como mérito o fato de reunir toda a família em prol de um único objetivo, o que pode ser uma oportunidade e tanto, especialmente para pais que passam boa parte do tempo fora de casa e querem aproveitar cada segundo com os filhos.

7 brincadeiras educativas para fazer nas férias

4 – Leitura

Livros são parte fundamental do nosso desenvolvimento e quanto mais cedo as crianças desenvolverem o hábito de ler, melhor. Quando os pais acompanham esse tipo de atividade tudo pode ficar ainda mais divertido e você pode também transformar esse momento em um jogo educativo.
Leia um trecho de uma história e peça para que a criança tente imaginar o final. Você pode estabelecer prêmios, por exemplo, se ela fizer um texto ou um desenho para ilustrar aquilo que aprendeu.

5 – Divirta-se com jogos educativos online

No site da Piaget Mais Digital você encontra uma série de jogos educativos online, voltados para crianças de todas as idades. Todas as atividades ressaltam o aprendizado de uma forma lúdica e criativa, de forma que os pais podem ficar despreocupados ao deixarem seus filhos sozinhos se divertindo a valer.
O site oferece jogos gratuitos, que podem ser jogados quantas vezes você quiser, quanto pagos, mediante uma mensalidade. São dezenas de atividades educativas online esperando por você direto no computador.

6 – Imagem e Ação

Esse é um dos jogos educativos mais divertidos que você pode fazer com seus filhos nos dias de férias. Escreva nomes de animais ou objetos em vários pedaços de papel e peça para que a criança sorteie um deles. Por meio de mímica ou desenhos ela deve dar dicas do que é até q você possa acertar.
Da mesma forma, capriche quando chegar a hora de fazer com que elas adivinhem o que você está tentando descrever. Essa atividade estimula a livre associação de imagens além de facilitar o desenvolvimento de formas ordenadas de expressão.

7 – Jogos da memória

Essa é mais uma atividade educativa online, que pode ser jogada em qualquer lugar. Seja no computador, no tablet ou no celular, os jogos da memória têm por objetivo fazer com que a criança faça associações entre imagens similares além de estimular a memorização de sequências de itens.
Esse é um dos jogos educativos mais presentes no dia a dia das atividades pedagógicas escolares e no mundo virtual há centenas de alternativas desde as mais simples até aquelas complexas, que vão fazer dar trabalho até mesmo para você.

Agora que você já sabe todas as dicas para incentivar seus pequenos ao aprendizado em tempo de férias escolares, não hesite em participar de todas elas, pois o envolvimento dos pais nas brincadeiras educacionais com seus filhos, é extremamente importante. Lembrando que, eles sempre estão conectados com seus sentimentos, criatividade e interesse em relação ao que se quer aprender. A paciência dos pais em ensinar e estimular os pequenos, é essencial. Por isso, ofereça oportunidades para que o seu filho se desenvolva plenamente na vida, mas não esqueça de dosar essa exposição para que ele também tenha tempo e energia de aprender sozinho, a partir de sua própria visão de mundo. Você vai se surpreender com o tanto que ele será capaz de te ensinar, afinal, vivemos aprendendo!

Escrito pelo Portal Piaget+Digital, um dos maiores sites educacionais do Brasil, que disponibiliza tanto para crianças e adolescentes jogos, videoaulas e atividades educativas sobre diversos conteúdos pedagógicos, a fim de facilitar o aprendizado e ampliar o conhecimento.
5 Livros Indispensáveis para Mamães de Primeira Viagem
Mandando bem na decoração de quarto de adolescente
 

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe seu comentário